Citações, referências bibliográficas... tem gente que tem até calafrio só de pensar nas diversas regrinhas que envolvem essa parte quando é preciso escrever um texto acadêmico e/ou científico.

E as famosas expressões latinas, usadas para evitar as repetições constantes das fontes citadas, então? Revisando textos acadêmicos, já vi cada confusão!

Para facilitar um pouco a vida daqueles que, nesse período, estão em fase de entrega de trabalhos, apresento abaixo alguns exemplos das principais expressões. Aprenda a utilizá-las!

Antes, é importante saber que :

  • a primeira citação deve apresentar uma referência completa; as posteriores, podem aparecer na forma abreviada, como mostra o quadro;

 

  • idem, ibidem, opus citatum (op. cit.), loco citato (loc. cit.), cf. e et seq. só podem ser usadas na mesma página em que a citação aparece;

 

  • apenas apud e et al. podem ser usadas no texto; as demais, apenas nas notas de rodapé.

 

* Apud (citado por, conforme, segundo): Citação de um autor que não se faz por meio da fonte original, mas por terceiros.  Deve-se evitar quando possível este tipo de citação, principalmente quando a obra citada é facilmente encontrável.

Ex.: Atanasiu, et al. (1951 apud REIS; NÓBREGA, 1956, p. 55).

 

* Et al. (outro, outra): Indicação de que a obra a que se faz referência tem mais de um autor e se menciona, por concisão, apenas o primeiro, omitindo os demais.

Exs.: MATSUO, T. et al. Science of the rice plant. Tokyo: Food and Agriculture Policy Research Center, 1997. v. 3: Genetics.

        Delanay et al. (1985), afirmam que [...]

 

* Idem ou Id. (do mesmo autor): Usada em substituição ao nome do autor, quando se tratar de citação de diferentes obras de um mesmo autor.

Ex.:     3 SARMENTO, 1978.

           4 Id., 1987.

           5 Id., 1988.

 

 

*Ibidem ou Ibid. (na mesma obra): Usada em substituição aos dados da citação anterior, pois o único dado que varia é a página.

 

Ex.: 1 ANDRADE, M. M. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação. São Paulo: Atlas, 1999.

          2 Ibid., p. 89

          3 Ibid., p.150

 

Os exemplos que utilizei foram extraídos de:

USP; SIB. Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: Parte I (ABNT). São Paulo: Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, 2009. 102 p. (Cadernos de Estudos; 9).

 

Trata-se de um documento de referência, baseado nas normas da ABNT, muito didático e prático, para apresentação de trabalhos acadêmicos.

 

E está disponível on-line para download!

 

;)